O Projeto Reciclando Esperança de Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo conta com a participação de todos os colaboradores, seus familiares, amigos, fornecedores locais, vizinhança e parceiros.
O valor arrecadado com a venda do material reciclável, que vem crescendo a cada ano, é revertido para auxílio a instituições de caridade.
Com o Projeto Reciclando Esperança, o Méthodos ganhou, em 2008, o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, no V Fórum Regional de Responsabilidade Social, classificado entre os dez projetos de maior relevância do sul de Minas Gerais.
No ano de 2020, no XIV Fórum de Responsabilidade Social do Prêmio Assis Chateaubriand, o Méthodos também se classificou entre os finalistas com a apresentação do Projeto Reciclando Esperança.
Os valores arrecadados com a venda do material reciclável foram revertidos em:
-141 botijões de gás, 1 tanquinho de lavar roupa, remédios, material de higiene, material de limpeza, 48 litros de leite e mão de obra para consertos internos para “Toca de Assis”;
-120 caixas de luvas de procedimento para “Vila Padre Vitor”;
-423 unidades de achocolatados, 66 pacotes de farinha de trigo, 90 litros de óleo de cozinha, 66 potes de margarina, 10 latas de leite condensado, 10 sachês de molho de tomate, 33 pacotes de pó de café para o “Educandário Nossa Senhora de Lourdes”;
-190 kg de açúcar, 176 litros de óleo de cozinha, 20 kg de sabão em pó, 156 sachês de molhos de tomate, 65 kg de arroz, 30 kg de feijão, 376 litros de leite, 262 pacotes de achocolatado e 40 kg de pó de café para o “Projeto Chama”.
-120 litros de leite para a cidade de Mariana-MG;
-300 litros de leite para a Associação Bem Viver;
-240 litros de leite para a AMOJI (Associação dos Moradores do bairro Juquita em Santa Rita do Sapucaí);
-01 cadeira de rodas para o Asilo Bethânia da providência de Pouso Alegre;
-01 cadeira de rodas para o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre;
-991 cestas básicas para famílias necessitadas;
-84 litros de leite para as vítimas da enchente de Poço Fundo / MG.