O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave para crianças menores de cinco anos de idade e extremamente contagiosa.
A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema (erupção cutânea). O sarampo afeta igualmente ambos os sexos.
Segundo o ministério da saúde, o Brasil enfrenta surtos de sarampo, com mais de 1000 casos confirmados principalmente em Roraima e Amazonas. Outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo também relataram casos da doença.
Atualmente o Méthodos Laboratório oferece além da sorologia (detecção de anticorpos IgG e IgM), o exame de detecção do vírus do sarampo pela técnica de reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR), onde é realizada a detecção do RNA viral.
Este exame além de ser utilizado para confirmar e investigar infecções por sarampo, serve para detectar a cepa genética do vírus, assim como para otimizar o diagnóstico etiológico de complicações neurológicas secundárias em pacientes imunodeprimidos ou não, como encefalite, meningoencefalite e panencefalite esclerosante subaguda.
Pode ser realizado no sangue assim como em outros materiais biológicos como urina, saliva e líquor.