SHBG: O Que É, Quando Exame É Indicado e Mais

A globulina ligadora de hormônio sexual (SHBG) é uma proteína plasmática que atua no transporte e regulação dos hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, no sangue.

Estudos indicam que a SHBG pode influenciar a biodisponibilidade desses hormônios, afetando diversos processos fisiológicos.

Além disso, um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism investigou a relação entre os níveis de SHBG e o risco de diabetes tipo 2 em mulheres, sendo que seus resultados mostraram que níveis mais altos de SHBG estavam associados a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

O que é a SHBG – Globulina Ligadora de Hormônio Sexual

A SHBG é uma glicoproteína produzida principalmente no fígado. Sua principal função é se ligar aos hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, regulando sua disponibilidade para os tecidos.

Ao se ligar a esses hormônios, a SHBG controla a quantidade de hormônio livre e biologicamente ativo no organismo.

Quando o exame SHBG é indicado

O exame de SHBG é  frequentemente utilizado para avaliar níveis anormais de testosterona em homens e mulheres, bem como na investigação de infertilidade.

Também é uma opção importante no diagnóstico de distúrbios hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e o hipogonadismo, e no monitoramento de terapias hormonais.

O que o exame SHBG pode identificar

A análise de SHBG ajuda a identificar níveis anormais de hormônios sexuais, o que pode ser indicativo de diversas condições clínicas.

 

Além disso, o exame pode detectar distúrbios hormonais, como hipogonadismo e SOP, e alterações na produção de SHBG, que podem estar associadas a doenças hepáticas, obesidade e outras condições.

Fatores que podem influenciar no nível de SHBG

Níveis elevados de SHBG podem ser observados em diversas condições, como:

  •       Hipertireoidismo
  •       Doenças hepáticas
  •       Uso de anticoncepcionais orais
  •       Gravidez

Níveis reduzidos de SHBG podem estar associados a:

  •       Hipotireoidismo
  •       Síndrome dos ovários policísticos (SOP)
  •       Obesidade
  •       Síndrome de Cushing
  •       Uso de esteroides anabolizantes

Realize seu exame de SHBG no Méthodos Laboratório 

Entre em contato com o Méthodos Laboratório através do WhatsApp e aproveite para agendar seu exame de SHBG agora mesmo!

Encontre a unidade mais próxima e tenha a garantia de que contará com um dos mais bem conceituados centros de medicina laboratorial de Minas Gerais na hora de cuidar da sua saúde.