A creatinina é um composto orgânico resultante do metabolismo da creatina, uma substância presente nos músculos e utilizada para fornecer energia durante a contração muscular.
Ela é filtrada pelos rins e excretada na urina e a medição dos seus níveis é um indicador importante da função renal de um paciente.
O que é a creatinina
A creatinina é um produto de degradação da creatina, que é uma substância utilizada para o fornecimento de energia aos músculos.
Enquanto a creatina é armazenada nos músculos e utilizada durante a atividade física, a creatinina é um subproduto que é liberado na corrente sanguínea e eliminado pelos rins.
O que significa quando os níveis de creatinina estão alterados
Os valores de referência para creatinina no sangue variam conforme a idade, sexo e massa muscular, mas geralmente estão entre 0,76 a 1,24 mg/dL para homens e 0,40 a 1,00 mg/dL para mulheres.
Creatinina alta
Sintomas mais comuns:
- Fadiga
- Inchaço (edema)
- Falta de ar
- Confusão mental
Doenças associadas:
- Insuficiência renal aguda ou crônica
- Desidratação
- Rabdomiólise
- Doenças musculares
Para o tratamento de creatinina alta, recomenda-se:
- Hidratação adequada
- Controle de doenças subjacentes
- Ajuste de medicamentos que possam afetar a função renal
Creatinina baixa
Sintomas mais comuns:
- Perda de massa muscular
- Fraqueza muscular
Doenças associadas:
- Doenças hepáticas
- Desnutrição
- Miopatias
Para o tratamento de creatinina baixa, recomenda-se:
- Nutrição adequada
- Tratamento de doenças que possam surgir
- Suplementação de creatina em casos específicos
Para que serve o exame de creatinina
O exame de creatinina é utilizado para avaliar a função renal e, por isso, serve para detectar problemas renais precocemente, monitorar a progressão de doenças renais e ajustar tratamentos que possam afetar os rins.
Além disso, pode ser utilizado em conjunto com outros exames, como a taxa de filtração glomerular (TFG), para fornecer uma avaliação mais completa da saúde renal de um paciente.
Quando o exame de creatinina é recomendado
Avaliação de rotina da função renal
- Monitoramento de pacientes com doenças renais crônicas
- Avaliação de pacientes com sintomas de disfunção renal
- Antes de iniciar tratamentos que possam afetar os rins
- Monitoramento de pacientes em tratamento com medicamentos nefrotóxicos
Como é realizado o exame
O exame de creatinina é realizado através de uma coleta de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário coletar uma amostra de urina de 24 horas para uma avaliação mais detalhada da função renal.
Preparação necessária
Para a realização do exame de creatinina, geralmente não é necessário jejum. No entanto, é importante seguir as orientações do médico ou do laboratório, que podem incluir a suspensão temporária de certos medicamentos que possam interferir nos resultados.
Realize seu exame de creatinina no Méthodos Laboratório
Entre em contato com o Méthodos Laboratório através do WhatsApp e aproveite para agendar seu exame de creatinina agora mesmo!
Encontre a unidade mais próxima e tenha a garantia de que contará com um dos mais bem conceituados centros de medicina laboratorial de Minas Gerais na hora de cuidar da sua saúde.