DÚVIDAS
FREQUENTES
VEJA AQUI AS RESPOSTAS PARA
AS PERGUNTAS MAIS RECORRENTES
01 - O jejum é necessário para todos os exames de sangue?
Não. Alguns exames não precisam de jejum, assim como há exames que precisam de 4, 8 ou 12 horas de jejum. Há ainda aqueles que não devem ultrapassar 14 horas, como a dosagem de GLICOSE, por exemplo.
02 - Posso tomar água durante o jejum?
Sim, a água não interfere no jejum nem no resultado de seu exame.
03 - Café ou chá sem açúcar interropem o jejum?
Não convém tomar nenhuma dessas bebidas, mesmo sem açúcar, pois ambas contêm substâncias, como a cafeína, que interfere em algumas dosagens bioquímicas.
04 - Mesmo fazendo jejum de 12 a 14 horas, a alimentação pode interferir nos resultados?
Sim, principalmente no caso do TRIGLICÉRIDES. Se uma pessoa que tem altos níveis de Triglicérides optar por uma dieta rígida, na véspera do exame terá resultados falsamente baixos. Já uma pessoa com Triglicérides normal, se fizer uma refeição com muita gordura, como feijoada ou churrasco, entre outros exemplos, poderá apresentar resultados falsamente altos.
Portanto, para assegurar resultados confiáveis de Triglicérides, é importante manter a dieta habitual por pelo menos cinco dias antes de fazer o exame, com jejum de 12 horas para a coleta.
05 - Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?
Sim, especialmente o de Triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera já é o suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados.
06 - Posso fumar antes de fazer exames laboratoriais?
Alguns testes podem ter seus valores de normalidade alterados pelo fumo. A dosagem de GLICOSE é um deles.
07 - Fazer ginástica ou caminhada pode alterar o exame?
Sim. Exercícios físicos consomem calorias e a primeira a ser reduzida é a Glicose. Durante a prática dos exercícios físicos é gerado um grande número de metabólicos proveniente dos músculos, como o Ácido Lático e a Creatinofosfoquinase (CPK) que terão seus resultados alterados. Portanto, se você for um desportista regular, informe ao laboratório antes de realizar qualquer exame de sangue.
08 - Quais exames precisam de abstinência sexual?
Espermograma, Fosfatase Ácida Prostática e PSA são exames que requerem abstinência sexual.  No caso das mulheres, recomenda-se não manter relação sexual na noite que antecede a coleta de Secreção Vaginal ou coleta de Urina.
09 - Remédios podem interferir nos resultados dos exames laboratoriais?
Alguns sim. Consulte seu médico e, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes da coleta do exame.
10 - Todos os exames de sangue que precisam de jejum precisam ser feitos pela manhã?
Nem todos. A maioria dos exames de sangue precisa apenas de 4 horas de jejum, podendo ser realizados tanto pela manhã quanto à tarde.
11 - Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Siga as orientações de seu médico quanto ao período de realização dos exames.
Todavia, alertamos que, para os exames de Urina, poderá haver alteração de resultado. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual.
12 - Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?
Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. Entretanto, alguns exames podem ter resultados alterados nesse período. Consulte seu médico.
13 - Qual é a primeira urina da manhã?
A primeira urina da manhã é a primeira urina dispensada desde que haja no mínimo duas horas de retenção.
14 - Exame de DNA pode ser feito tanto pelo sangue quanto pela saliva?
Sim, o conteúdo genético é o mesmo em todas as células nucleadas do corpo. Na verdade, o que é coletado são células da mucosa da boca.
15 - Toda vez que vou tirar sangue o local pode ficar roxo?
Pode ocorrer em algumas situações como veias finas, delicadas ou com muita pressão; o uso de algum medicamento que altere a coagulação sanguínea e falta de compressão no local da punção. Isto ocorre porque há um extravasamento de sangue para fora da veia (hematoma).
16 - O que é um hematoma?
É a presença de sangue fora dos vasos sanguíneos na pele ou nas mucosas. Como a camada cutânea é levemente transparente, esse sangue é então visto como uma mancha roxa. Seu tamanho é variável, conforme o volume de sangue extravasado.
17 - Ficarei prejudicado devido ao hematoma?
Não. O hematoma não deixa nenhuma sequela. O próprio organismo absorve o sangue extravasado do vaso sanguíneo para a pele, e a mancha roxa formada no local desaparece sem deixar nenhuma consequência.
18 - Todos os exames poderão ter seu resultado entregue no mesmo dia?
Não. Alguns exames precisam de um tempo maior de análise e não é possível fazer a entrega no mesmo dia. Fale com um de nossos recepcionistas.
19 - Preciso agendar a coleta do exame?
Alguns exames necessitam de pré-agendamento. Consulte essa informação pelo teleatendimento (35) 3423-4522 ou em qualquer uma de nossas unidades. Caso haja interesse em realizar coleta domiciliar, o agendamento deverá ser realizado através do telefone acima. Recomendamos que o contato seja feito com antecedência.
20 - Por que é importante a comprovação da minha identidade?
Há muitos nomes iguais, os quais são chamados de homônimos. Tenha em mãos seu RG ou outro documento de identificação. Traga sempre o comprovante de entrega para retirar os seus resultados. No caso de entregas empresariais, por internet, correio, fax ou diretamente no consultório, solicite orientações da Equipe Méthodos.
21 - Outra pessoa poderá retirar meus resultados?
Não. Apenas alguém portando o protocolo de retirada e documento pessoal do cliente pode retirar os resultados. A entrega de exames para terceiros sem o protocolo não é permitida.
22 - No exame de Hemograma, é possível saber o grupo sanguíneo?
Não. É necessário fazer o exame específico para Grupo sanguíneo e Fator RH.
23 - Para coleta de fezes e urina, preciso de jejum?
Não. Alguns exames, entretanto, devem ser coletados após uma dieta específica e será  necessário retirar, previamente, as instruções em uma das unidades do laboratório.
24 - O resultado de gravidez deu positivo. Como posso saber o período de gravidez?
O título do HCG não dá informação precisa sobre o tempo gestacional. O exame ideal para tal é a ultrassonografia. Sempre de acordo com o médico assistente.
25 - Por que alguns exames de hormônios exigem repouso?
Algumas dosagens de hormônios necessitam de repouso prévio, pois mesmo o exercício normal, como caminhar, poderia alterar os seus resultados. Alguns exemplos são o Cortisol e o ACTH.


Para obter mais informações que não constam na lista acima, por favor ligue para (35) 3423-4522.

Você também pode consultar nossas Orientações de Coleta »

MAPA DO SITE

Unidade Central:
R. Bernardino de Campos, 139 - Centro
Pouso Alegre – MG – 37550-000
PABX: (35) 3423-4522
(35) 98405-8237